domingo, 20 de março de 2011

O caos de minha vida x Verdades de Paulo Santana

Minha vida anda um caos. Um quarto bagunçado e a necessidade urgente de encontrar algo; não com tanta coisa a se livrar no caminho. E o mais embaraçoso: O que fica e o que vai?

Novo ano, novas perspectivas, novos pensamentos, e todas as experiências antigas que aqui jazem ainda. Minha mente parece um depósito de roupas diante da moda, que seria minha necessidade. Há as mais novas, que estão "na moda" e as mais velhas, bregas, cafonas, mas cheias de lembranças. Na mente essas roupas não se gastam, ficam intactas, por isso mantenho-as quase todas. Necessito olhá-las, necessito tê-las. Mas atualmente sinto uma grande dificuldade de achar algo lá; está tudo bagunçado, fora de ordem, com coisas além e aquém de minhas atuais necessidades. Uma coisa eu sei que de lá não sairá jamais, nem com o tempo e nem que essas roupas tornem-se as coisas mais ultrapassadas de lá: as pessoas. Ninguém que entra na minha vida, no meu depósito, sai mais. Pode ser transferido de guarda-roupas, mas essa prisão só liberta seres inanimados.

Isso me fez lembrar do que li na coluna do Paulo Santana no Zero Hora de hoje. Ele falava sobre os entes queridos e a morte. Dizia que não achava justo que morramos em momentos diferentes de pessoas que amamos e nos amam, apesar de achar que, realmente, a vida não poderia ser eterna. Disse que, quando uma pessoa morresse, deveriam morrer junto todos os que a amavam. Ele só não pensou numa coisa: com o entrelaçar da vida, se morresse um, morreria o planeta inteiro. Achei essa reflexão muito linda, e sei que não aguentaria sem alguém que eu amo. Até talvez aguentasse, afinal não sou excessão e a grande maioria das pessoas aguentam (salvo as que se suicidam), mas o meu depósito sofreria uma drástica mudança e provavelmente eu me transformaria em uma pessoa diferente; minha vida é baseada nas pessoas que entram nela, e mesmo quando acontecer algo desses (espero que demore muuuuuito tempo), me transporto para a minha bagunçinha particular e reexperimento cada roupa, velha ou nova, que fora da minha realidade não existe mais.

E agora, o que seletar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário